santa maria

VÍDEO: como foi a 1ª visita de Bolsonaro na avaliação dos santa-marienses

da redação

Foto: Renan Mattos (Diário)
Presidente Jair Bolsonaro esteve em Santa Maria na noite de sábado para participar da Festa Nacional da Artilharia, no Regimento Mallet

Por cerca de quatro horas, Santa Maria recebeu, na noite de sábado, as principais autoridades do país e do Estado, ao mesmo tempo, para prestigiar a Festa Nacional da Artilharia, no Regimento Mallet. O primeiro a chegar à cidade foi o vice-presidente da República, o general gaúcho Hamilton Mourão (PRTB), ainda pela manhã. Já no final da tarde, desembarcou o governador Eduardo Leite (PSDB) para aguardar o presidente Jair Bolsonaro (PSL) na Ala 4, antiga Base Aérea.

O chefe do país aterrissou em Santa Maria às 18h para a primeira visita ao Estado desde que assumiu o cargo, acompanhado do ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, do chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GCI), general Augusto Heleno, e do comandante do Exército, o gaúcho Edson Pujol.

Devido ao forte esquema de segurança, que envolveu cerca de mil pessoas, ruas foram bloqueadas para a passagem do presidente e sirenes eram ouvidas com frequência. Ao redor do Regimento Mallet, a segurança foi reforçada, e agentes se dividiam em meio a apoiadores de Bolsonaro. Contudo, grande parte da população que se concentrava na Praça General Mallet aproveitava o dia ensolarado e quente para o lazer, como tomar chimarrão e brincar com os filhos, alheios à movimentação.

FOTOS: como foi a visita do presidente Bolsonaro a Santa Maria

Representantes de poderes e instituições da cidade saudaram a presença das autoridades. O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) disse que aproveitou para pedir a ajuda do governo federal para obras no município. Já apoiadores de Bolsonaro saíram às ruas para recebê-lo. Outros acompanharam a distância e sem muita empolgação. Já adversários se limitaram a criticar medidas do Planalto como a reforma da Previdência. Um pequeno protesto, que teve a presença da presidente municipal do PT, Helen Cabral, foi registrado em frente ao Regimento Mallet.

OPINIÃO DA POPULAÇÃO

OPINIÃO DAS AUTORIDADES
"A visita de nosso chefe supremo, do vice-presidente da República e do ministro da Defesa, acompanhado de nossa cadeia de comando, conferiu um brilho especial à Festa Nacional da Artilharia. Constituiu-se, também, num estímulo ao cumprimento de nossas missões e em um reconhecimento de nosso trabalho. Para a cidade de Santa Maria, a presença do presidente da República e do vice-presidente, comparecendo a um dos mais tradicionais quartéis do Exército Brasileiro, guardião dos restos mortais de um dos heróis da pátria e patrono da artilharia brasileira, o marechal Mallet, foi um distinto privilégio e um momento histórico para o memorável Regimento Mallet. Ademais, as palavras de nosso presidente destacaram nossa cidade como a "Capital dos Blindados", o que certamente estimula o desenvolvimento do Polo de Defesa de Santa Maria."
Mauro Sinott Lopes, comandante da 3ª Divisão de Exército (DE)

"É preciso destacar a importância da presença do governo federal em Santa Maria. Presidente, vice-presidente, senador, deputados estiveram aqui para uma solenidade militar em homenagem ao patrono da Artilharia do Exército Brasileiro, o marechal Mallet. Foi uma solenidade muito bem conduzida e com a magnífica participação da Orquestra da UFSM. Houve, igualmente, a presença de destaque do governador do Rio Grande do Sul e de deputados estaduais. Tive a oportunidade de uma conversa com o vice-presidente, Hamilton Mourão, ainda na tarde de ontem (sábado), quando apresentei-lhe e a seus assessores, a UFSM, seus principais indicadores de crescimento e desenvolvimento, demandas e projetos para a UFSM e sua inserção regional. Naturalmente, houve ponderações em relação à economia do Brasil, mas, igualmente, um acolhimento e uma manifestação de interesse por parte da vice-presidência, que se colocou à disposição para continuar dialogando com a UFSM. Um saldo bastante positivo e que precisa ser destacado."
Paulo Burmann, reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 

"Pelo que pesquisei, é a primeira vez que estiveram juntos, em Santa Maria, o presidente, o vice-presidente e o governador. Isso mostra o prestígio da cidade. Sempre falo da importância de ter bom relacionamento com o presidente, com o governador. É relacionamento, não favorecimento. Esse relacionamento é fundamental, e eu, particularmente, estou muito feliz pela cidade."
Jorge Pozzobom (PSDB), prefeito de Santa Maria

"Santa Maria é considerada uma cidade de segurança nacional e tem uma ligação enorme com o governo federal pelo Exército, pela Base Aérea e pela UFSM. É muito importante Santa Maria ser vista pelo presidente já no primeiro ano de sua gestão. Conversei com eles (Bolsonaro e Mourão) e pedi para olharem por Santa Maria na área da saúde."
Cida Brizola, Drª Cida, presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria 

"Ele é o presidente da República e a vinda dele foi oficial. A única coisa que acho é que foi uma vinda que não precisava, porque veio para uma atividade militar, que tem sido prioridade no governo dele. Mas não vi nada que de fato tivesse um impacto para a cidade, para o povo de Santa Maria, pelo menos não fiquei sabendo de nada assim".
Helen Cabral, presidente do PT de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Agenda do vice: do reitor a pizzaria Anterior

Agenda do vice: do reitor a pizzaria

Em evento militar, Bolsonaro diz que Exército 'nunca se furtou de lutar pela democracia' Próximo

Em evento militar, Bolsonaro diz que Exército 'nunca se furtou de lutar pela democracia'

Política